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Regras do Futsal
Regras do Futsal

Regras do futsal 2013

Quadra do jogo

A partir de 2013, a quadra de jogo do futsal passará a ter uma forma retangular, com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros.

Sua largura deverá ser de no máximo 22 metros e de no mínimo 15 metros.

Para competições internacionais, a quadra do jogo de futsal deverá ter entre 38 e 42 metros de comprimento e no máximo de 18 a 22 ,metros de largura.

As linhas de marcação serão visíveis, com 8 centímetros de largura.

Bola

Durante a partida de futsal, a bola poderá ser trocada somente com a autorização prévia do árbitro.

Bola da saída

No começo da partida de futsal, o jogador deverá chutar no lado contrário da quadra.

No decorrer do jogo, os jogadores do time adversário deverão permanecer a no mínimo 3 metros da bola, não podendo invadir o lado adversário da quadra até o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada.

O jogador que efetuar o pontapé inicial poderá voltar a tocar na bola somente após outro jogador tê-la tocado.

Bola – em jogo e fora do jogo

Quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, e também quando bater no teto ou quando a partida for interrompida pelo árbitro, a bola ficará fora do jogo.

Será considerada “em jogo” em qualquer outra situação, do começo ao final da partida do futsal.

Arremesso de Meta

O arremesso de meta é o arremesso que o goleiro realiza quando a bola ultrapassa a linha de fundo.

Tal arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deverá exceder o tempo de 4 segundos com a bola, antes de arremessar.

Número e Substituições dos jogadores

A partida poderá ser iniciada somente com um número total de 5 atletas por time, sendo um deles, obrigatoriamente, o goleiro.

Terá um número máximo de 7 atletas reservas para substituições.

O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida.

A substituição do goleiro carece de autorização prévia do árbitro.

A substituição deverá ser efetuada pela linha da zona nos 3 metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.

Equipamentos dos atletas

Atletas

Os trajes obrigatórios dos atletas são a camisa de manga (curta ou comprida), calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras.

As caneleiras deverão ser cobertas pelas meias.

O capitão do time deverá usar uma braçadeira para ser identificado e os jogadores poderão usar as tornozeleiras por dentro ou por fora das meias.

O goleira deverá vestir uma camiseta de cor diferente dos outros jogadores, sendo o único a ter permissão de usar calça de agasalho.

Árbitros

Os trajes obrigatórios dos árbitros são a camisa de manga (curta ou comprida), nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca.

As camisas deverão ser de cor diferente da dos atletas para não haver risco de confusão.

Cronometristas e anotadores

Os trajes dos cronometristas e dos anotadores têm a mesma regra dos trajes dos árbitros.

A única distinção é a cor do tênis ou do sapato, que será preta.

Equipe de Arbitragem

A equipe de arbitragem deverá vestir camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade, cuja está vinculada.

O árbitro principal e o auxiliar deverão vestir camisas da mesma cor, não alterando os demais equipamentos.

Atribuições

Árbitro

O árbitro cuida de todas as regras do jogo.

Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações.

O árbitro não pode tomar decisões baseadas no favorecimento de uma determinada equipe.

É ele quem deverá relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas e que deverá expulsar o atleta que agir perante conduta violenta ou com intenção de atingir fisicamente outro atleta.

Árbitro Auxiliar

O árbitro auxiliar ajuda o árbitro principal, com permissão para assinalar as infrações, quando julgar necessário, no caso de o árbitro principal não perceber.

Ele também fará uso do apito para sinalizar o que perceber durante o jogo.

Em caso de o auxiliar não concordar com o principal, prevalece a decisão do segundo.

Cronometrista

O cronometrista tem a função de analisar todas as regras de tempo do jogo, como controlar os 2 minutos de expulsão temporária do jogador, usando o cronômetro.

Anotador

O anotar tem a função de anotar e controlar as infrações que possam acontecer durante o jogo, como as primeiras 5 faltas cumulativas cometidas pelo time em cada período do jogo.

Ao registrar esses ocorridos, o anotador deve anunciar ao árbitro com o seu apito, que será de silvo diferente do árbitro, para que, assim, os jogadores não se confundam.


Fonte:http://www.valeoclique.com.br